Programa REVIVE na Quinta da Ribafria

O European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), criou uma “Rede Europeia de Vigilância de Vetores Artrópodes e Saúde Pública” para reforçar, as atividades de vigilância de vetores e agentes patogénicos transmitidos por mosquitos na Região Europeia, ao qual o Ministério da Saúde se associou, através das diferentes Administrações Regionais de Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

O programa criado para o efeito, Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE), tem como finalidade, contribuir para o sistema de vigilância e controlo de riscos para a saúde, associados à presença de mosquitos vetores de doenças.

No atual contexto, com o surgimento em Portugal e especificamente na região metropolitana de Lisboa, de espécies invasoras de mosquitos, potencialmente transmissores de doenças ao Homem, levou a ARSLVT a reforçar a vigilância, nomeadamente em áreas de maior afluxo turístico, por onde possa entrar o vetor vindo do estrangeiro.

Neste contexto, os Técnicos de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública de Sintra da Unidade Local de Saúde de Amadora Sintra, efetuam vigilância semanal aos Jardins da Quinta da Ribafria das fontes ornamentais e bacias de retenção aí existentes, para pesquisa de formas imaturas de mosquitos, entre os meses de Maio e Outubro.

 

--
Foto: Quinta da Ribafria, por #ungapit by José Palma