A CUIDAR DO PATRIMÓNIO

Agora já concluída, a reabilitação da cobertura na casa do escritor Francisco Costa em Sintra é um study case. Trata-se de uma cobertura de 240 m² onde foi implementado o Sistema Tectum® Pro e a Telha Lusa MG Plus com o objetivo de conservar os traços históricos existentes.


A CASA FRANCISCO COSTA pelos olhos do escritor

Quando esta casa, feita mesmo em frente da serra verde, ainda mal se erguia, e as traves da futura moradia eram belos pinheiros, simplesmente, houve uma tarde, sob um sol ardente, em que o suor em bagas escorria da testa dos pedreiros e fazia da cal e areia uma argamassa quente. Hoje, há paredes contra os vendavais, mas é cá dentro que soltamos ais nos dias mais aflitos ou mais duros. Enquanto gemem temporais lá fora, pagamos nós em lágrimas, agora, a dor incorporada nestes muros. — Francisco Costa, Última Colheita, 1987

[ Atualização 06/11/2024 ]



Acompanhamento das obras de restauro da Casa Francisco Costa

Na casa Francisco Costa, edifício sobre a gestão da Fundação Cultursintra FP, desde 2018, as obras profundas de recuperação ao nível do exterior do edifício já vislumbram o trabalho efetuado.
Durante o ano de 2024, e após conclusão das obras antes descritas, dever-se-á iniciar o planeamento das intervenções a acontecer no interior do edifício, que devem ser compatíveis com as condições do mesmo e a sua pretendida utilização

[ Atualização 01/07/2024 ]



Obras profundas de recuperação na Casa Francisco Costa

O Edifício Casa Francisco Costa está sobre a gestão da Fundação Cultursintra FP, desde 2018.

Atendendo a que se trata de um edifício projetado pelo arquiteto Raúl Lino, e por forma a que se documente as intervenções a realizar, foi seguido o processo do licenciamento urbanístico, o qual se desenvolveu durante o primeiro semestre de 2022, deslocando a possibilidade de lançamento de concurso público para o final do ano de 2022.

Após um longo período de planeamento e licenciamento urbanístico, em setembro de 2023, as obras profundas de recuperação iniciaram-se na Casa Francisco Costa.

As obras de recuperação estão dirigidas para o exterior do edifício, estando considerado o seu telhado, as caixilharias, as fachadas exteriores e as zonas envolventes do edifício (jardim), por forma a se recuperar a dignidade e utilidade do edifício, por forma a capacitá-lo para um uso com fins culturais de acordo com a razão do seu legado.

[ 27/05/2024 ]

Casa Francisco Costa, novembro 2024

Casa Francisco Costa, julho 2024



Casa Francisco Costa, fevereiro 2024