Dom Roberto | Quinta da Regaleira

Dom Roberto | Quinta da Regaleira
LOCAL: Quinta da Regaleira ACESSO: Incluído no bilhete de visita à Quinta da Regaleira
TEATRO
DATA: 01/06/202127/06/2021 HORÁRIO: Consultar "ler mais"

TEATRO DE MARIONETAS
Pela Associação Cultural Valdevinos

1 JUN 2021, Dia Mundial da Criança | 11h00, 15h00 e 17h00
26 e 27 JUN 2021 | 11h00 e 12h00
Na Quinta da Regaleira

O Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc.XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte. Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta. O repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar.
Os Valdevinos teatro de marionetas incluem no seu repertório o tradicional Teatro Dom Roberto, as peças “O Barbeiro Diabólico”, “A Tourada à Portuguesa”, “Rosa e os Três Namorados” e “O Castelo dos Fantasmas”. Para além do repertório tradicional acrescenta duas novas histórias originais com o Dom Roberto como protagonista por terras de Sintra, em duas das suas realidades: o mar “O Pescador” e o campo “O Moleiro e o Burro”.

--

Classificação: M/3
Duração: 30 minutos

--

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Autor: Teatro Popular Português

Bonecreiro: Fernando Cunha

Construção de Bonecos: Ana Pinto
Cenários e Adereços: Carlos Apolo
Marceneiro: José Arruda Figueiredo

Serralheiro: Joaquim Guerreiro

Pesquisa: Valdevinos

Design gráfico/web: Norma Carvalho
Vídeo/Fotografia: Ricardo Reis
Direcção de Produção: Ana Pinto

Produção Executiva: Margarida Coelho
Técnica Marionetas de luva

Sobre a Associação Cultural Valdevinos:

A companhia Valdevinos teatro de marionetas foi fundada em 1997 e está sediada no concelho de Sintra.
Procuramos abordar diversas temáticas e técnicas, utilizar vários materiais, acolher todas as ideias e gostamos de levar o nosso teatro a todos os lugares, não só em sítios fixos, mas sobretudo em regime de itinerância em escolas, bibliotecas, praias, feiras ou locais que, pela sua especificidade, se adequem ao espirito mágico que o espectáculo de marionetas, sem dúvida, tem capacidade de propor, valorizando e fomentando o gosto por esta arte. Em Março 2015 inaugurámos a Casa da Marioneta de Sintra. Este espaço promove uma maior ligação à comunidade, ao universo temático (sensibilização ambiental, gosto pelo livro e leitura, entre outros) e ao espólio da companhia, através de actividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos. Pretendemos desenvolver o gosto e o respeito por esta arte, criando experiências gratificantes que fomentem visitas regulares, numa perspectiva de educação não-formal, que contribuam para a valorização do património cultural e integração social.

 

Na foto: “O Barbeiro Diabólico”, pelos Valdevinos.