FILOCTETES – A CONDIÇÃO DO GUERREIRO

FILOCTETES – A CONDIÇÃO DO GUERREIRO
LOCAL: FORNO - Espaço Cultural ACESSO: 13€ (desconto de 10% para Munícipes de Sintra mediante apresentação de um comprovativo de morada válido por bilhete. Desconto aplicável a bilhetes vendidos/levantados na bilheteira na Quinta da Ribafria e restantes postos de venda exceto Internet)
TEATRO
DATA: 16/09/202315/10/2023 HORÁRIO: Quintas, sextas, sábados e domingos às 21h30

Pela Musgo Produção Cultural
No FORNO - Espaço Cultural, Rio de Mouro

AVISO: Por motivos de doença súbita de elemento do elenco, as sessões do espetáculo de teatro Filoctetes - A Condição do Guerreiro agendadas para os dias 30 de setembro e 1, 5, 6, 7 e 8 de outubro estão canceladas. Agradecemos a sua compreensão.

-- 
Ferido, forçado ao exílio na ilha de Lemnos pelos seus irmãos gregos, uma ilha deserta no Mar Egeu, Filoctetes, doente, mordido por uma serpente, guardiã do Templo da deusa Crise, sobrevive a dez anos de sofrimento, os dez anos que dura a Guerra de Troia.  Abandonado pelos homens, mas não pelos deuses, descendo à condição de homem primitivo e selvagem que habita uma gruta e se alimenta de caça, este herói, nesta versão dado como anti-herói, vem a tornar-se imprescindível para a conquista de Tróia, através da sua presença e do seu arco e flechas, que Hércules lhe deixou. Os que o abandonaram necessitam agora dele e nessa missão, Ulisses, o chefe da comitiva, terá de passar por uma provação inesperada: a resistência, a zanga, a cólera e o desejo de vingança de Filoctetes. Jaime Rocha, o autor desta versão, traz-nos para cena, mais do que um conflito moral ou um desejo dos deuses, o conflito humano, a luta do homem contemporâneo pela liberdade contra a opressão, contra as forças do mal que assolam os dias de hoje, com as suas ditaduras e guerras imperialistas, as suas mentiras e jogos políticos. É também a afirmação do herói mitológico do que era ser grego no século V a.C, dos ideais, valores e da moral que caracterizava o povo da Grécia antiga. Filoctetes é um símbolo do pensamento livre de todos os tempos.
 
Classificação: M12
Duração: 90 minutos

Bilhetes à venda: Bilheteira da Quinta da Ribafria, blueticket.meo.pt e nos postos de venda Blueticket.

--

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Texto: Jaime Rocha
Encenação: Paulo Campos dos Reis
Dramaturgia: Jaime Rocha e Paulo Campos dos Reis
Interpretação: Beatriz Beja, Carolina Salles, Cirila Bossuet, Clara Marchana, Patrícia Susana Cairrão e Rute Lizardo.
Cenografia: Paula Hespanha
Figurinos: Carlota González
Música Original: Nuno Cintrão
Design Gráfico: Pedro Velho
Fotografia: Pedro Francisco
Vídeo: Valter Ramos
Desenho de Luz: Paulo Campos dos Reis
Assistente de Cenografia: Pedro Cóias
Direcção de Cena: Pedro Carranquinha e Ricardo Soares
Produção Executiva: Pedro Carranquinha
Operação de Som e Luz e Direcção Técnica: Show Ventura
Contabilidade: Fisconthabilidade
Secretariado: Carina Soares
Co-Produção: Teatro Efémero, Rugas e Madrasta Dance
Direcção de Produção: Musgo Produção Cultural

Nota biográfica da companhia
A Musgo Produção Cultural é uma estrutura de criação teatral fundada em Sintra, em 2012. Tem um apoio anual da Câmara Municipal de Sintra, Fundação Cultursintra FP, Junta de Freguesia de Rio de Mouro e apoios pontuais da DGArtes – Ministério da Cultura e da Fundação GDA. Possui, atualmente, seis eixos de programação: 1) Criação/produção própria: repertório dramatúrgico sobretudo em língua portuguesa; 2) Estabelecimento de co-produções com outras estruturas de criação nacionais/internacionais; 3) Internacionalização: co-organiza o Festival Salencena, Cabo Verde, e apresenta espetáculos em contexto internacional (Angola, Brasil, Cabo Verde e Macau) com o apoio do Instituto Camões ou outras instituições ou estruturas de criação; 4) Formação escolar: dá formação em contexto de trabalho (estágio profissional) a alunos e alunas de teatro; 5) Edição literária: edita o «MUSGO LIVRO», revista/livro que reúne material dramatúrgico sobre o seu reportório (imagens ou textos informativos, literários e ensaísticos inéditos) – disponível aqui: www.musgo.org.pt.

--

AGENDA 2023 | NORMAS DE ACESSO

· A venda de ingressos para o espetáculo decorre online, no endereço blueticket.meo.pt
· Nos dias de espetáculo, a bilheteira também abrirá no local de realização do mesmo, uma hora antes do seu início.
· Não é permitida a entrada a menores de 3 anos nos espetáculos, nos termos da alínea b) do art. 25º do Decreto-Lei nº 23/2014 de 14 de fevereiro.
· Não é permitida a entrada de público após a hora de início do espetáculo.
· Não é permitido qualquer tipo de registo fotográfico, áudio ou vídeo sem autorização prévia da Fundação Cultursintra FP;
· Não é permitido o uso de telemóvel ou de outros equipamentos eletrónicos durante o espetáculo, devendo os mesmos serem mantidos em silêncio;
· Não é permitido comer e/ou beber no recinto do espetáculo;
· Não é permitido fumar na Quinta da Ribafria, exceto nos locais assinalados;
· A restituição do valor do bilhete apenas será feita nos casos previstos no art. 9º do Decreto-Lei n.º 23/2014 de 14 de fevereiro, não havendo lugar à mesma em caso de atraso do público;
· Os espetáculos de teatro realizam-se com um quórum mínimo de 10% da sua lotação.
· O bilhete deve ser conservado até ao final do espetáculo.

AVISO | Nos espectáculos ao ar livre, caso não se reúnam as condições meteorológicas favoráveis à realização do evento, a Fundação Cultursintra FP reserva-se o direito de cancelar a sessão, salvaguardando a remarcação dos bilhetes para outra sessão ou respectivo reembolso (Decreto-Lei n.º 23/2014 de 14 de Fevereiro).