Workshop RIBAFRIA | Construção de abrigos para vacas-louras
[ EVENTO SUSPENSO ]
Como é do conhecimento público, Portugal encontra-se numa situação de introdução múltipla e transmissão local limite relativamente à infeção pelo novo coronavírus COVID-19.
Assim, informamos que, por deliberação do Conselho Diretivo, a partir do dia 12 de março (inclusive), a Fundação Cultursintra FP, suspenderá a realização das atividades de cariz cultural, independentemente do número de participantes, nos espaços sob gestão da Fundação Cultursintra FP.
Mais, informamos que os ingressos em atividades culturais agendadas a partir dessa data e já pagos serão objeto de devolução.
A medida acima referida estará em vigor até comunicação em contrário.
____
Atividades de Educação Ambiental
Pela Associação BioLiving
Os workshops "Construção de abrigos para vacas-louras" têm como objetivo dar a conhecer a todos os participantes a vaca-loura, o maior escaravelho da nossa fauna, e que encontra em Sintra um dos refúgios mais a sul onde é capaz de sobreviver em Portugal.
Ao longo do dia serão abordados diversos conceitos necessários à adoção, por cada um de nós, de medidas de conservação concretas para estes seres vivos tão importantes.
Esta atividade, desenvolvida pela Associação BioLiving, e dinamizada pelo biólogo João Gonçalo Soutinho decorrerá em duplicado:
21 MAR - Quinta de Ribafria
22 MAR - Quinta da Regaleira
O plano de atividades será semelhante:
10h00 – 12h30
Sessão introdutória
- Introdução à temática da conservação dos organismos decompositores de madeira morta em Portugal
- Importância da madeira morta
- Importância e diversidade dos decompositores
- Projeto VACALOURA.pt
14h00 – 18h00
Construção de abrigo para vacas-louras
- Introdução à construção de abrigos para vacas-louras
- Construção de abrigo
Duração: 6h30 aprox.
Nº de participantes: máximo 20
--
A Associação BioLiving é uma associação sem fins lucrativos que se apresenta sob o mote “Natureza e Educação para Todos”. Os objetivos da Associação BioLiving são, entre outros, promover a sustentabilidade; incentivar a cidadania ambiental e a participação pública na defesa dos valores naturais; dinamizar a economia social; promover a inclusão, a paz e a solidariedade, utilizando como mote a educação, os recursos naturais e a proteção da natureza; disponibilizar acompanhamento nas áreas da floresta, biodiversidade e educação ambiental; mas essencialmente demonstrar que a natureza é de todos e para todos.
João Gonçalo Soutinho
Licenciado em Biologia pela Universidade do Porto, mestre em Ecologia e Gestão Ambiental pela Universidade de Lisboa e apaixonado por Ecologia e Conservação de Ecossistemas Florestais. Além de ser dirigente associativo na Associação BioLiving onde é coordenador do Projeto VACALOURA.pt, coordena também o Projeto Gigantes Verdes, no Município de Lousada. Tem focado o seu trabalho na preservação de estruturas ou elementos naturais de extrema importância ecológica em Portugal, como árvores de grande porte, a vaca-loura ou até madeira em decomposição. Com a ambição de implementar mudanças na gestão da paisagem nacional, usa também estes elementos para alertar para as problemáticas das florestas portuguesas, incentivando à mudança de práticas em todos os setores ligados a estes ecossistemas.