Danças com História na Quinta da Ribafria

Danças com História na Quinta da Ribafria
LOCAL: Quinta da Ribafria ACESSO: Gratuito
DANÇA
DATA: 19/05/202420/10/2024 HORÁRIO: 11h00

Pela Associação Danças com História
Na Quinta da Ribafria - Páteo do Lajedo

Gentes de Sintra, assim fidalgos como plebeus. Sabei que no ano do Senhor de 2024, nesta mui nobre, mui antiga e mui afamada Quinta de Ribafria, que noutro tempo pertenceu a outrossim nobre, famosa e antiga família do mesmo nome, que Ribafria se chamava…
É com este apelo, que Danças com História apresentará na Quinta de Ribafria:
Três representações artísticas que giram em torno de três épocas determinantes da História da família Ribafria e da sua Quinta, através de breves narrativas de um arauto, de música e danças de época, assistimos à reconstituição de uma era e de uma linhagem que forjou a História de Sintra e a História de Portugal. Uma evocação histórica onde a dança, a música e a memória se interligam. Além dos bailarinos contará com a fala de um Arauto aludindo a acontecimentos e personagens marcantes da história.

19 MAI (apresentação adiada *) e 25 AGO | 11h00
O século XV, aquando do surgimento da família, com destaque para Luís Gonçalves e sua mulher Catarina, viventes, segundo se crê, nos alvores de quatrocentos;

30 JUN e 29 SET | 11h00
O século XVI data da ascensão da família, nobilitação e construção da Quinta, tempo em que Gaspar Gonçalves foi Porteiro da Câmara real d’el-rei D. Manuel I;

21 JUL e 20 OUT | 11h00
O século XVII e a ligação da família a D João IV, com destaque para André de Albuquerque Ribafria, um dos mais gloriosos generais da guerra contra Espanha.

--

Classificação: M/6
Duração: 40 minutos

--

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Coordenação artística: Paula Sequeira/Fátima Ramalho
Direção cénica: António Gonçalves
Coordenação de música: António Pitta
Figurinos e adereços: Paula Sequeira/Fátima Ramalho/Celeste Simões
Comunicação: Paula Macedo de Lima

A ASSOCIAÇÃO DANÇAS COM HISTÓRIA é uma associação sem fins lucrativos, com 23 anos de existência, que tem por missão a animação de lugares e monumentos nobres do património português, na senda dos acontecimentos e dos personagens que fizeram de Lisboa o centro do mundo na era de quinhentos. Atualmente, os espetáculos, em espaços históricos, abrangem as épocas dos Séculos XV, XVI e XVII, com um reportório de 40 coreografias das épocas abordadas. Destaca-se pelo rigor histórico manifesto na postura, nos trajes e nas danças.
A Associação Danças com História conta com 32 associados, cerca de 700 apresentações públicas, em Portugal e no estrangeiro, cento e cinquenta trajes dos Séculos XV, XVI e XVII, tendo já participado em mais de 50 Seminários, Oficinas de Dança, Conferências, Palestras, Jornadas de Estudo e Estágios de Dança Antiga.
Manteve, desde 2001 a 2012, uma colaboração com os Serviços Educativos do Palácio Nacional de Sintra, de 2010 a 2019 com o Castelo de S. Jorge/EGEAC, Lisboa e ainda com a Fundação Cultursintra quer na Quinta da Regaleira quer na Quinta da Ribafria.
Os seus associados participam regularmente em Cursos e Estágios com Mestres de Dança Antiga de renome mundial, como Bárbara Sparti, Lieven Baert, Cecília Noaci, Cecília Grácio Moura e Catarina Costa e Silva.
Tem protocolos de colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, Agrupamento de Escolas Monte da Lua e a Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
O espírito que presidiu à formação desta Associação pode traduzir-se no lema adotado: ARS LONGA, VITA BREVIS!

--

Atualização 18/05/2024
Devido a condições climatéricas adversas, a apresentação de DANÇAS COM HISTÓRIA NA QUINTA DA RIBAFRIA agendada para o dia 19 de maio foi adiada para nova data a anunciar. Agradecemos a sua compreensão.