A Sagração da Primavera

A Sagração da Primavera
LOCAL: Quinta da Ribafria ACESSO: Gratuito mediante inscrição prévia para o e-mail centro.formacao@clenardus.com
OUTROS
DATA: 23/03/2024 HORÁRIO: Sábado 11h00

Visita Guiada pela Associação CLENARDUS
Na Quinta da Ribafria, Sintra

A 23 de Março, vamos comemorar a Sagração da Primavera na Quinta de Ribafria, Sintra. Associada à Primavera era Clóris, divindade de origem grega das flores, equivalente à ninfa de origem latina Flora, que deriva da palavra latina flos (flores). Floralia era o festival romano realizado em honra à deusa Flora, para consagrar as florações da Primavera.

“Ó caríssimo pai da Primavera, que sempre reinas através dos meus prados com sopro folgazão e refrescas a estação com o teu contínuo hálito, observa a reunião das ninfas, a excelsa descendência do Tonante, pelos nossos campos dignando divertir-se (...) E o Zéfiro sacode as asas de um novo néctar impregnadas e fecunda as terras com um febril rocio. Para onde quer que voe segue-o rubor primaveril. Toda a terra rebenta em ervas, e a abóbada celeste descobre-se num sereno céu aberto. Pinta as rosas em sanguíneo esplendor, veste de negro os mirtilos e pinta as violetas com uma aprazível cor escura”. — Claudiano, Rapto de Prosérpina

--
A Associação Clenardus é, essencialmente, uma associação de professores do Ensino Secundário e Universitário, que lecionam línguas clássicas, mas integra, também, nos seus corpos sociais, arqueólogos e historiadores, pois considera que a interdisciplinaridade é essencial para o conhecimento. A Associação visa apoiar entidades e instituições públicas e privadas, escolas, alunos e docentes a integrar e promover projetos ligados à Antiguidade, levando à democratização do ensino da Cultura e das Línguas Clássicas e permitindo o livre acesso a este saber milenar.

- Fátima Monteiro
- Jacinto Bettencourt
- Tiago Garrett
- Susana Marta Pereira
- Filomena Barata

--
Foto: Quinta da Ribafria, por #ungapit by José Palma