Música na Quinta 2023 | JAN · MAR

Música na Quinta 2023 | JAN · MAR
LOCAL: Quinta da Regaleira ACESSO: Incluído no bilhete de visita à Quinta da Regaleira
MÚSICA
DATA: 08/01/202317/12/2023 HORÁRIO: Todos os domingos e datas especiais às 16h00

A Música regressou à Quinta da Regaleira.
Esperamos por si!

[ MARÇO ]

5 MAR | Domingo 16h00
RECITAL "VIAGEM PELO BARROCO"
Pela Escola de Música do Conservatório Nacional

Solistas:
Catarina Azevedo
Laura Cabral
Caetana Caseirão
Maria Leonel
Lourenço Fialho
Inês Paulino
Madalena Eickhoff e Júlio Marques

Acompanhados pela cravista Flávia Almeida Castro

Violoncelo, Flauta Transversal e Flauta de Bisel, Canto e Violino
Obras de Marcello, Detri, Telemann, Haendel e Johann Sebastian Bach.

--

12 MAR | Domingo 16h00
RECITAL DE VIOLONCELO
Com Nika Vremsak pela Lisbon Film Orchestra

J. S. Bach – Suíte nº 1 para Violoncelo Solo em Sol Maior, BWV 1007
J. S. Bach – Suíte nº 2 para Violoncelo Solo em Ré menor, BWV 1008

“A verdadeira generosidade consiste em entregar-se completamente e, mesmo assim, sentir que não lhe custou nada” – Simone de Beauvoir

Feliz Dia da Mulher!

--

19 MAR | Domingo 16h00
RECITAL DIA DO PAI
Pelo pianista Raul Pinto

LIEDER OHNE WORTE / SONGS WITHOUT WORDS / CANÇÕES SEM PALAVRAS
As “canções sem palavras” são peças breves, onde subtraímos as palavras às canções e restam os afetos. A ausência de algo nomeado intensifica a imaginação, como se lêssemos um poema de olhos vendados.

“As pessoas geralmente reclamam que a música é muito ambígua, que o que elas devem pensar quando a ouvem não é claro, enquanto que todos entendem as palavras. Mas para mim é o contrário. E não somente em relação a um discurso inteiro, mas também em palavras individuais. Elas também me parecem tão ambíguas, vagas, tão enganosas em comparação com uma música verdadeira, que enche a alma com mil coisas melhores que as palavras. Os pensamentos que me são expressos pela música que amo não são muito vagos para eu colocar em palavras, mas, ao contrário, são bem definidos.“ - MENDELSSOHN, 1865.

--

26 MAR | Domingo 16h00
A SERRA DE SINTRA
Concerto de Apresentação da Edição em CD
Pelo Sintra Estúdio Ópera

Quarteto de Cordas de Sintra:
Nélson Nogueira, violino
Félix Duarte, violino
Eurico Cardoso, viola
Abel Gomes, violoncelo

Músicos convidados:
João Alves, contrabaixo
Paulo Pacheco, piano

A Serra de Sintra é fonte de inspiração há séculos para as mais diversas criações artísticas e literárias. Na música, sobretudo no século XIX, vários foram os compositores que se inspiraram nas paisagens desta mística Serra, entre os quais Carlos Adolpho Sauvinet. Sauvinet descreve, na ode A Serra de Sintra, uma viagem que tem início no Palácio de Sintra, a subida ao Castelo dos Mouros e, por fim, a chegada ao Palácio da Pena.
Outro grande compositor português que passou largas temporadas em Sintra foi Alfredo Keil, mais conhecido hoje por ser o autor de A Portuguesa, Hino Nacional. Keil foi um dos promotores do nacionalismo musical, patente em obras como a ópera A Serrana e num largo conjunto de outras peças de menor dimensão. Entre estas, a Suite d'Airs Portugais apresenta-nos um inspirado conjunto de temas da música popular portuguesa. Por outro lado, a breve polca Le Petit Oiseau remete-nos para a música de salão do norte da europa.

ALFREDO KEIL (1850-1907)
Suite d'Airs Portugais
I. Ronde Populaire
II. Air de Fado
III. Fandango

CARLOS ADOLPHO SAUVINET (1836-1905)
A Serra de Sintra, ode sinfónica (1895)
- versão para sexteto de 1904

I. A Sala dos Cisnes
II. O Que Dizem os Ladrilhos
III. A Ascensão da Serra
IV. O Portal do Mouro
V. A Ponte Levadiça
VI. Glória às Quinas

ALFREDO KEIL (1850-1907)
Le Petit Oiseau

Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção Geral das Artes



[ FEVEREIRO ]


5 FEV | Domingo 16h00
RECITAL DE VIOLINO
Com Teresa Julião pela Lisbon Film Orchestra

F. Schubert - 9 danças em Ré Maior
H. Purcell – Prelúdio em Sol menor
J. S. Bach - Presto da sonata nº 1 em sol menor, BWV 1001
J. S. Bach - Sarabande da partita nº 2 em ré menor, BWV 1004
Bieber – Passacaglia
G. P. Telemann – Fantasia nº 1 (Largo), para violino solo

--

12 FEV | Domingo 16h00
RECITAL DE HARPA
Com Beatrix Schimdt pela Lisbon Film Orchestra
Músicas tradicionais irlandesas

Clarke - Chaconne
Anonym - Greensleeves
Bach - I. Preludio
Hasselmanns - Reverie
Pescetti - Sonata 2. andamento
K. Cater - Fox trail
F. Alberti - Souvenir
Annie Cahallan - Romance

--

19 FEV | Domingo 16h00
RECITAL DE PIANO
Pelo pianista Raul Pinto
Ernesto Nazareth - Valsas, Tangos e Chorinhos

Nazareth deixa uma obra essencialmente pianística, de estilo chopiniano. Na valsa retrata uma poesia lírica e empolgada. No tango Brasileiro configura ritmos sincopados, cheios de graciosidade, acompanhando por deleitáveis melodias.

Deixamos as palavras do musicólogo Mozart de Araújo: "As características da música nacional foram de tal forma fixadas por ele e de tal modo ele se identificou com o jeito brasileiro de sentir a música, que a sua obra, perdendo embora a sua funcionalidade coreográfica imediata, se revalorizou, transformando-se hoje no mais rico repositório de fórmulas e constâncias rítmico-melódicas, jamais devidas, em qualquer tempo, a qualquer compositor de sua categoria".

--

26 FEV | Domingo 16h00
RECITAL DE FLAUTA E GUITARRA
Pelo Sintra Estúdio de Ópera
Natálie Grossmannová, flauta

Miguel Almeida, guitarra

MAURO GIULIANI (1780-1840)
Grande Duo Concertante, op. 85
I. Allegro maestoso
II. Andante molto sostenuto
III. Scherzo
IV. Allegretto espressivo

GABRIEL FAURÉ (1845-1924)
Berceuse

MAURO GIULIANI
Grand Serenade, Op. 82
I. Tema
II. 1.ª variação
III. 2.ª variação
IV. 3.ª variação
V. Minuetto-Trio
VI. Allegro
VII. Marcia-Trio

MAURICE RAVEL (1875-1937)
Pavane pour une Infante defunte

SCOTT JOPLIN (1868-1917)
Original Rags

Nota sobres os isntrumentos: A guitarra foi um instrumento que ganhou popularidade no século XIX, sobretudo nos países mediterrânicos. A utilização deste instrumento em ambientes privados, quer a solo quer como acompanhamento de vozes ou instrumentos melódicos como o violino ou a flauta, generalizou-se na Europa. Um dos compositores mais importantes para este instrumento foi Mauro Giuliani, que escreveu diversos concertos e duos com flauta, sendo este último instrumento um dos mais populares em todo o continente europeu.


 
[ JANEIRO ]


8 JAN | Domingo 16h00
CONCERTO DE REIS
Pelo Grupo de Coral ARdeCORO
Uma breve viagem pela música de cariz popular do séc. XX, dos standards clássicos de Jazz à música dos anos 60 a 2000, em versão coral.

Gus Kahn, F. Andre & W. Schwandt - Dream a little dream of me
Harold Arlen / arr. G.V. Learman - Stormy weather
Irving Berlin / arr. Steve Zegree - Blue Skies
Moses Hogan - Hear my Prayer
Trad. / arr. Stephen Paulus - The Road Home
G. Weiss/H. Peretti/L.Creatore - Can’t help falling in love
David Bowie - Space oddity
Lennon & McCartney - Because
Neil Young - After the goldrush
U2 - With or without you
Gary Bonner & Alan Gordon / arr. Audrey Snyder - Happy together
Pedro Ayres Magalhães - Oxalá

Uma produção Fundação Cultursintra FP e DPA – Departamento de Cultura e Património da Câmara Municipal de Sintra

--

15 JAN | Domingo 16h00 [ ADIADO PARA 5 FEV ]
RECITAL DE VIOLINO
Com Teresa Julião pela Lisbon Film Orchestra

F. Schubert - 9 danças em Ré Maior
H. Purcell – Prelúdio em Sol menor
J. S. Bach - Presto da sonata nº 1 em sol menor, BWV 1001
J. S. Bach - Sarabande da partita nº 2 em ré menor, BWV 1004
Bieber – Passacaglia
G. P. Telemann – Fantasia nº 1 (Largo), para violino solo

--

22 JAN | Domingo 16h00
SOLO PIANO
Pela pianista Anna Luisa Pires

Obras do séc. XVIII

J. S. Bach - Invenções a Duas Vozes, n° 8
J. S. Bach - Invenções a Duas Vozes, n° 13
J. S. Bach - Invenções a Três Vozes, n ° 11
W. A. Mozart - Sonata KV 570
L. V. Beethoven - Sonata Anh 5, n° 1
L. V. Beethoven - Sonata Op. 27, n° 2 (Adagio)
L. V. Beethoven - Bagatelles Op. 126, n° 1
L. V. Beethoven - Bagatelles Op. 126, n° 2

--

29 JAN | Domingo 16h00
RECITAL DE VIOLA DE ARCO
Com Eurico Cardoso pelo Sintra Estúdio de Ópera

GEORG PHILIPP TELEMANN (1681-1767)
Fantasia nº 1 TWV40-14 (transcrição para Viola)
· Largo

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Suite nº 1 em sol maior (transcrição para Viola)
· Preludio
· Allemande
· Courante
· Sarabande
· Minueto I e II
· Gigue

JOHANN SEBASTIAN BACH
Sonata nº 2 para violino solo BWV 1003 (transcrição para Viola)
· Andante

JOHANN SEBASTIAN BACH
Suite nº 3 em dó maior (transcrição para Viola)
· Preludio
· Allemande
· Sarabande
· Courante
· Bourrées I e II
· Gigue


--
Foto: Maria Gavinho