A Vida é Sonho - Comédia Filosófica Musical!

A Vida é Sonho - Comédia Filosófica Musical!
LOCAL: Quinta da Ribafria ACESSO: Acesso: € 13 (desconto de 10% para Munícipes de Sintra mediante apresentação de um comprovativo de morada válido por bilhete. Desconto aplicável a bilhetes vendidos/levantados na bilheteira na Quinta da Ribafria e restantes postos de venda excepto Internet)
TEATRO
DATA: 30/06/202326/08/2023 HORÁRIO: sextas e sábados às 21h30

Pelo Teatro TapaFuros
Na Quinta da Ribafria

Nesta sublime obra destacam-se três temas primordiais, a saber, o Amor, a Religião, a Honra... A Vida é Sonho inscreve-se no género das "comédias filosóficas", reflectindo poeticamente sobre o tema da Liberdade, do poder da vontade face ao destino (predestinado?), também sobre um cepticismo perante as aparências sensíveis, um pouco na esteira da filosofia de Sócrates, depurado por seu discípulo Platão, lembrando o muito estudado e conhecido Mito da Caverna, onde seres humanos vivem na obscuridade quase total, só vislumbrando meras sombras provenientes do exterior, quiçá as únicas que realmente existem, pertencentes à esfera do Bem.

Poderão tais seres alguma vez escapar-se daquela umbrosa caverna, onde passaram toda a existência? E... lá fora? Serão ''reais'' as formas de que só sombras se veem? Será esta mesma a perguntação do tal misterioso Segismundo? Aqui também se joga com esta angústia existencial, assente na precariedade da existência humana, tantas vezes considerada como mero sonho. E, por fim, uma ideia consoladora, que pode animar nosso herói: a de que, mesmo sonhando, ainda é bom fazer o Bem.

Sonho, aventura, romance, música, acção! Porque... A Vida é Sonho!

Rui Mário, Sintra, 25 de Maio 2023
(no 423º aniversário do poeta e dramaturgo Calderón de la Barca)

--

Classificação: M/12
Duração: 1h50 aprox.

Bilhetes à venda: Bilheteira da Quinta da Ribafria, regaleira.byblueticket.pt e nos postos de venda Blueticket

Espectáculo itinerante ao ar livre
Aconselha-se agasalho e calçado confortável

--

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Texto Original: Pedro Calderón de la Barca
Tradução da obra: Manuel Gusmão
Adaptação de texto: Rui Mário
Encenação: Rui Mário
Música Original e canções: Pedro Hilário
Interpretação: Ana Valente, Francisco Sousa, Luís Lobão, Nuno Fonseca, Raquel Cabaço Pereira, Samuel Saraiva e Sérgio Moura Afonso
Desenho e concepção de figurinos: Sónia Marques e Xana Capela
Adereços e cenários: Júlio Almas
Apoio à cenografia: Nuno Mendes e Pedro Serafim
Caracterização: João Frazão
Imagem do cartaz: Júlio Almas
Design Gráfico: Fundação Cultursintra FP
Desenho de Luz: Rui Mário
Operação de Luz e Som: ShowVentura
Fotografias de cena: Sérgio Santos
Produção Executiva: Ângela Antunes e Joana Rodrigues
Produção: Teatro TapaFuros
Promotor: Fundação Cultursintra FP

Sobre o Teatro TapaFuros

O Teatro Tapa Furos, fundado em 1990, com 30 anos de atividade ininterrupta em Sintra, tem desde sempre procurado a versatilidade que julga imprescindível face ao panorama cultural contemporâneo.
O trabalho do coletivo marca-se por uma estratégia bem definida de sensibilização de públicos e da sua recepção, sendo as produções apresentadas na rua a prova dessa aposta,
ao fazer com que os espectadores se sintam integrados nos seus espetáculos, participando como figurantes num jogo teatral que se pretende, antes de mais, comunicante – conforme sucedeu em vários locais como o largo fronteiro ao Palácio Nacional de Sintra, a Quinta da Regaleira, Biblioteca Municipal - Casa Mantero ou Parque da Liberdade e , mais recentemente, no igualmente prestigiado Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas.
O reconhecimento do trabalho do colectivo, por parte da edilidade Sintrense. Teve um ponto de relevo com a atribuição da medalha de mérito municipal grau ouro. Tem como mecenas a Fundação Cultursintra e como parceira a Câmara Municipal de Sintra.

--

AGENDA 2023 | NORMAS DE ACESSO

· A venda de ingressos para o espetáculo decorre online, no endereço blueticket.meo.pt
· Nos dias de espetáculo, a bilheteira também abrirá no local de realização do mesmo, uma hora antes do seu início.
· Não é permitida a entrada a menores de 3 anos nos espetáculos, nos termos da alínea b) do art. 25º do Decreto-Lei nº 23/2014 de 14 de fevereiro.
· Não é permitida a entrada de público após a hora de início do espetáculo.
· Não é permitido qualquer tipo de registo fotográfico, áudio ou vídeo sem autorização prévia da Fundação Cultursintra FP;
· Não é permitido o uso de telemóvel ou de outros equipamentos eletrónicos durante o espetáculo, devendo os mesmos serem mantidos em silêncio;
· Não é permitido comer e/ou beber no recinto do espetáculo;
· Não é permitido fumar na Quinta da Ribafria, exceto nos locais assinalados;
· A restituição do valor do bilhete apenas será feita nos casos previstos no art. 9º do Decreto-Lei n.º 23/2014 de 14 de fevereiro, não havendo lugar à mesma em caso de atraso do público;
· Os espetáculos de teatro realizam-se com um quórum mínimo de 10% da sua lotação.
· O bilhete deve ser conservado até ao final do espetáculo.

AVISO | Nos espectáculos ao ar livre, caso não se reúnam as condições meteorológicas favoráveis à realização do evento, a Fundação Cultursintra FP reserva-se o direito de cancelar a sessão, salvaguardando a remarcação dos bilhetes para outra sessão ou respectivo reembolso (Decreto-Lei n.º 23/2014 de 14 de Fevereiro).