Visitas de mitologia à Quinta da Regaleira

Visitas de mitologia à Quinta da Regaleira
LOCAL: Jardim da Quinta da Regaleira ACESSO: €10
OUTROS
DATA: 22/03/202013/12/2020 HORÁRIO: 15h00

[ EVENTO SUSPENSO ]

Como é do conhecimento público, Portugal encontra-se numa situação de introdução múltipla e transmissão local limite relativamente à infeção pelo novo coronavírus COVID-19.
Assim, informamos que, por deliberação do Conselho Diretivo, a partir do dia 12 de março (inclusive), a Fundação Cultursintra FP, suspenderá a realização das atividades de cariz cultural, independentemente do número de participantes, nos espaços sob gestão da Fundação Cultursintra FP.
Mais, informamos que os ingressos em atividades culturais agendadas a partir dessa data e já pagos serão objeto de devolução.
A medida acima referida estará em vigor até comunicação em contrário.

____

Pela ASSOCIAÇÃO CLENARDVS – Promoção e Ensino da Cultura e Línguas Clássicas

Em datas que celebram os solstícios e os equinócios, os percursos propostos pelos jardins da Quinta da Regaleira darão a conhecer as divindades da natureza, através da interpretação da estatuária e de algumas espécies botânicas presente na Quinta da Regaleira.
O Equinócio da Primavera abrirá um ciclo de quatro visitas sobre a mitologia clássica e os mitos que estão na origem das estações do ano, a decorrer ao longo de 2020.

Duração: 90 min aprox.
Nº de participantes: mínimo 10 / máximo 25

Informações e Reservas: Ticketline 1820 (24 horas)
Bilhetes à venda: Bilheteira da Quinta da Regaleira, www.ticketline.sapo.pt e nos postos de venda Ticketline

Aconselha-se calçado confortável

--

EQUINÓCIO DA PRIMAVERA
22 MAR
Domingo 15h

No Equinócio da Primavera celebraremos a deusa Flora e as Floralia, festivais que se realizavam entre abril e maio, para comemorar as florações que foram consagradas à deusa, após Zéfiro, o vento do ocidente, a ter raptado e desposado dando-lhe as flores como dote. A função de Flora era cuidar de tudo que da terra brotasse.
Junto a uma pinha, vamos centrar-nos nos rituais romanos de Cibele, criadora de todos os reinos da natureza, e de seu filho Átis. que nos coloca perante a morte e renascimento da Natureza.

--

SOLSTÍCIO DE VERÃO
21 JUN
Domingo 15h

Vamos centrar-nos nos cereais, homenageando Deméter/Ceres, bem como nos frutos.
Recordaremos o festival de Cereália ou Ludi Ceriales, em honra a Ceres, deusa dos grãos e dos cereais.
Lembraremos também o papel de Pomona, deusa de origem itálica, da abundância e dos pomares, sendo, por vezes, confundida com Deméter/Ceres, deusa da agricultura. O seu nome vem da palavra latina pomum, que se traduz como "fruto". É representada como uma bela ninfa. A tesoura de poda é atributo.

--

EQUINÓCIO DE OUTONO
20 SET
Domingo 15h

Com o Equinócio do Outono é tempo de celebrar a época das colheitas. Percorrendo os Jardins da Quinta da Regaleira e a sua rica estatuária, esta visita explorará a relação íntima de Baco, ou Dionísio, na mitologia grega, com a natureza, revelando os símbolos desta divindade e outras entidades mitológicas que tradicionalmente lhe são associadas, como Pã, os Sátiros e as Ménades. Também se aborda a relação de Baco com Ariadne, que foi sua companheira, depois de ter sido rejeitada por Teseu (o herói que matou o Minotauro de Creta).

--

SOLSTÍCIO DE INERNO
13 DEZ
Domingo 15h

Percorrendo os Jardins da Quinta da Regaleira, e mais propriamente junto da estátua de Apolo, (Febo para os romanos), os visitantes ficarão a conhecer as peripécias do deus da juventude, da luz e da verdade. Reconhecido, sobretudo, como uma divindade solar e muitas vezes associado a Hélios (a personificação do sol na mitologia grega), era descrito como o deus da divina distância que ameaçava ou protegia o alto dos céus. Fazia-se acompanhar, frequentemente, das Musas, suas irmãs.  

--

A ASSOCIAÇÃO CLENARDVS – PROMOÇÃO E ENSINO DA CULTURA E LÍNGUAS CLÁSSICAS surge no sentido de contribuir para a recuperação da importância do estudo da cultura greco-latina e das línguas que a suportam, o latim e o grego. Fundada por um grupo de professores dos vários graus de ensino, não é, contudo, uma associação só de professores. Serão bem-vindos todos aqueles que reconhecem a importância da herança clássica na Língua e Cultura Portuguesas e encontram nos valores humanísticos e de cidadania herdados da cultura greco-latina um meio de formação capaz de contrabalançar o crescente pendor tecnocrata da educação.

FÁTIMA MONTEIRO
Licenciada em Filologia Clássica (1975)
Vice-Presidente da Associação Clenardus: Promoção e Ensino da Cultura e Línguas Clássicas

FILOMENA BARATA
Arqueóloga
Licenciada em História (1980) e Mestrado em Arqueologia (1995)
Membro da da Associação Clenardus: Promoção e Ensino da Cultura e Línguas Clássicas 



Foto: Quinta da Regaleira - Patamar dos Deuses, por Nuno Antunes