Beethoven: Irreverência da Juventude
Pelo João Roiz Ensemble e Alexandre Delgado
No Paço da Ribafria (Centro Histórico de Sintra)
Rua Consiglieri Pedroso, n.º 1-3
2710-550 Sintra
38°47'45.9"N 9°23'28.5"W
O João Roiz Ensemble junta-se a Alexandre Delgado para a construção da “Peregrinação Beethoven 2025-2027”, focando o facto de em 2027 se assinalarem os 200 anos da morte de L. v. Beethoven (1770-1827), ocasião que constitui um importantíssimo marco para a celebração da vida e obra do compositor, e da sua contribuição para o espírito humanista europeu.
Para esta Peregrinação, o João Roiz Ensemble interpreta a obra completa de música de câmara do compositor durante 2025, 2026 e 2027, numa rede nacional de Teatros, Festivais de Música, Fundações e Municípios, permitindo aos públicos alargados conhecer de forma aprofundada a música de Beethoven e o seu significado para a humanidade, numa caminhada espiritual e artística conjunta.
Para nos conduzir através do mundo de Beethoven, contamos com Alexandre Delgado, compositor, violetista e autor de programas na Antena 2, que comenta todos os concertos em permanente diálogo com o público, permitindo a este uma compreensão mais aprofundada da contextualização histórica, estética e analítica das obras em escuta.
A Peregrinação Beethoven do João Roiz Ensemble estará presente em Sintra com concertos, ensaios abertos e atividades pedagógicas, levando a música e o espírito de Beethoven a uma grande diversidade de públicos.
PROGRAMA
"Beethoven: Irreverência da Juventude"
L. V. Beethoven (1770-1827)
Trio de Cordas em Dó menor, op.9 nº3
- allegro con spirito
- adagio con espressione
- scherzo
- presto
Trio de Cordas em Sol Maior, op.9 nº1
- adagio. allegro con brio
- adagio, ma non tanto, e cantabile
- scherzo
- presto
__
Duração: 60 minutos aprox.
Nº de participantes: mín. 5 / máx. 70
Recomendado a M/6
__
NOTA BIOGRÁFICA
João Roiz Ensemble
Vasken Fermanian, violino
João Mendes, violino
João Pedro Delgado, viola de arco
Ricardo Mota, violoncelo
Desde a sua criação em 2014, o João Roiz Ensemble tem-se apresentado em preenchidas temporadas e inúmeros programas, num âmbito de valorização nacional de públicos, bem como numa interação permanente com o património edificado, em colaboração com diversos solistas como António Rosado, Dejan Ivanovic, Carlos Alves, Filipe Quaresma, Carisa Marcelino, Miguel Carvalhinho, Pedro Ladeira, Saul Picado, João Crisóstomo, Marina Pacheco, Natalia Riabova, Luísa Tender, Alexandre Delgado, entre outros. Os seus concertos são frequentemente transmitidos pela RTP – Antena 2. Os repertórios do Ensemble abrangem a grande literatura camerística universal, desde a segunda metade do séc. XVIII até aos dias de hoje, centrando-se principalmente nas obras canónicas para quarteto e quinteto. A este percurso, vem juntar-se uma vontade de diversificação estética e de fomento reflexivo de nova criação, que tem resultado na encomenda e estreia de obras de compositores portugueses, tais como Nuno Corte-Real, Fernando Lapa, Luís Tinoco, César Viana, Alexandre Delgado, Tiago Derriça, Eduardo Patriarca, Anne Victorino de Almeida, Sara Carvalho, entre outros, em diálogo com a realidade territorial em que o Ensemble exerce a sua atividade artística. Desta dinâmica constante entre o aprofundamento da forma e a exploração das suas fronteiras, entre o cânone sistematizado e a reflexão inovadora sobre o mesmo, entre o local e o universal, entre o olhar territorial e a perspetiva do horizonte, nasceram já três discos.
Alexandre Delgado, músico convidado e comentários ao vivo