Dom Roberto | Quinta da Ribafria

Dom Roberto | Quinta da Ribafria
LOCAL: Quinta da Ribafria ACESSO: Entrada Gratuita
TEATRO
DATA: 01/05/202118/09/2021 HORÁRIO: 15h00 e 17h00

TEATRO DE MARIONETAS
Pela Associação Cultural Valdevinos


1, 2, 15, 16, 22 e 23 MAI
19, 20, 26 e 27 JUN e 18 SET 2021

Classificação: Todos
Duração: 30 minutos

--

O Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc.XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte. Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta. O repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar.

Os Valdevinos teatro de marionetas incluem no seu repertório o tradicional Teatro Dom Roberto, as peças “O Barbeiro Diabólico”, “A Tourada à Portuguesa”, “Rosa e os Três Namorados” e “O Castelo dos Fantasmas”.

Para além do repertório tradicional acrescenta duas novas histórias originais com o Dom Roberto como protagonista por terras de Sintra, em duas das suas realidades: o mar “O Pescador” e o campo “O Moleiro e o Burro”.

Ficha técnica/artística

Autor: Teatro Popular Português
Bonecreiro: Fernando Cunha
Construção de Bonecos: Ana Pinto
Cenários e Adereços: Carlos Apolo
Marceneiro: José Arruda Figueiredo
Serralheiro: Joaquim Guerreiro
Pesquisa: Valdevinos
Design gráfico/web: Norma Carvalho
Vídeo/Fotografia: Ricardo Reis
Direcção de Produção: Ana Pinto
Produção Executiva: Margarida Coelho

Nota biográfica

A companhia Valdevinos teatro de marionetas foi fundada em 1997 e está sediada no concelho de Sintra.
Procuramos abordar diversas temáticas e técnicas, utilizar vários materiais, acolher todas as ideias e gostamos de levar o nosso teatro a todos os lugares, não só em sítios fixos, mas sobretudo em regime de itinerância em escolas, bibliotecas, praias, feiras ou locais que, pela sua especificidade, se adequem ao espirito mágico que o espectáculo de marionetas, sem dúvida, tem capacidade de propor, valorizando e fomentando o gosto por esta arte.

Em Março 2015 inaugurámos a Casa da Marioneta de Sintra. Este espaço promove uma maior ligação à comunidade, ao universo temático (sensibilização ambiental, gosto pelo livro e leitura, entre outros) e ao espólio da companhia, através de actividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos. Pretendemos desenvolver o gosto e o respeito por esta arte, criando experiências gratificantes que fomentem visitas regulares, numa perspectiva de educação não-formal, que contribuam para a valorização do património cultural e integração social.

 



Na foto: "O Moleiro e o Burro", pelos Valdevinos.