A Ribafria Revisitada

A Ribafria Revisitada
LOCAL: Quinta da Ribafria ACESSO: Acesso: € 10 (desconto de 10% para Munícipes de Sintra mediante apresentação de um comprovativo de morada válido por bilhete. Desconto aplicável a bilhetes vendidos/levantados na bilheteira da Quinta da Ribafria e restantes postos de venda excepto Internet)
OUTROS
DATA: 31/07/202109/10/2021 HORÁRIO: Sábados 10h00

Visita guiada pelo historiador João Rodil

31 JUL, 4 e 25 SET e 9 OUT 2021

A Fundação Cultursintra FP promove um conjunto de 4 visitas guiadas à Quinta de Ribafria conduzida pelo historiador João Rodil.
O Solar de Ribafria foi mandado edificar em 1541, na quinta do Lourel, por Gaspar Gonçalves, a quem D. Manuel I, atribuiu alvará e brasão de armas, sendo um exemplar magnífico da arquitetura civil manuelina. Da imponente construção, destaque para a torre seiscentista, que segundo reza a lenda, “para que o proprietário de Ribafria dali pudesse avistar a Penha Verde, que lhe pertencia, como descendente do fundador D. João de Castro”. No ângulo poente está o escudo de Ribafria esculpido em pedra, e nos jardins um grande tanque, em cujas águas é possível ver a fachada do edifício e uma magnífica cisterna, com uma vasta sala com a sua abóboda de cantaria apoiada em arcos e colunas de eterna solidez. Depois de vários anos abandonada, a Quinta da Ribafria abriu as suas portas aos sintrenses em 1 de maio de 2015, proporcionando desde então a todos os visitantes que a queiram conhecer diversos espetáculos culturais, desportivos e recreativos que se fundem entre a cultura e o ar livre.

Duração: 90 min aprox.
Nº de participantes: mínimo 10 / máximo 25
Bilhetes à venda: Bilheteira da Quinta da Regaleira e da Quinta da Ribafria, blueticket.meo.pt e nos postos de venda Blueticket
 
Aconselha-se calçado confortável

--

JOÃO RODIL
Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, autor entre outros, de “Serra, luas e Literatura”, ” Sintra na obra de Eça de Queirós”, “Janas – Uma Aldeia, Um Clube, Uma História”, “Os Dias do Corvo” e do programa: Portugal Culto e Oculto da RTP 2.

--

AGENDA 2021 | NORMAS DE ACESSO (VISITAS TEMÁTICAS)
 
· A venda de ingressos para a visita decorre online, no endereço blueticket.meo.pt
· Nos dias de visita, a bilheteira também abrirá no local de realização da mesma, uma hora antes do seu início.
· Obrigatoriedade de uso de máscara durante a visita.
· Não é permitida a entrada a menores de 3 anos nos espetáculos, nos termos da alínea b) do art. 25º do Decreto-Lei nº 23/2014 de 14 de fevereiro.
· Não é permitida a entrada de público após a hora de início da visita.
· Não é permitido qualquer tipo de registo fotográfico, áudio ou vídeo sem autorização prévia da Fundação Cultursintra FP;
· Não é permitido o uso de telemóvel ou de outros equipamentos eletrónicos durante a visita, devendo os mesmos serem mantidos em silêncio;
· Não é permitido comer e/ou beber na visita;
· Não é permitido fumar na Quinta da Ribafria, exceto nos locais assinalados;
· A restituição do valor do bilhete apenas será feita nos casos previstos no art. 9º do Decreto-Lei n.º 23/2014 de 14 de fevereiro, não havendo lugar à mesma em caso de atraso do público;
· A visita realiza-se com um mínimo de 5 participantes.
· O bilhete deve ser conservado até ao final da visita.
 
AVISO | Caso não se reúnam as condições meteorológicas favoráveis à realização da visita, a Fundação Cultursintra FP reserva-se o direito de a cancelar, salvaguardando a remarcação dos bilhetes para outra data ou respectivo reembolso (Decreto-Lei n.º 23/2014 de 14 de Fevereiro).

--

Foto: #ungapit by José Palma