TRILOGIA DA GUERRA - AGAMÉMNON de Jaime Rocha

TRILOGIA DA GUERRA - AGAMÉMNON de Jaime Rocha
LOCAL: Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas – Pátio Árabe ACESSO: € 10 (desconto de 10% para Munícipes de Sintra mediante apresentação de um comprovativo de morada válido por bilhete. Desconto aplicável nos postos de venda excepto Internet)
TEATRO
DATA: 02/09/202109/10/2021 HORÁRIO: quintas, sextas e sábados às 21h30

Pela MUSGO Produção Cultural

A Grécia declara guerra a Tróia após o rapto de Helena por Páris. Estamos na Antiguidade Clássica. Agamémnon o protagonista desta tragédia que faz derramar muito sangue, desperta enormes paixões e mostra o homem nas suas facetas mais íntimas, comovedoras, filosóficas e animalescas. O dramaturgo Jaime Rocha construiu, a partir deste mito fundador do teatro grego, uma peça, ao mesmo tempo tragédia e comédia, que responde às preocupações, utopias, angústias, ideais não só do homem antigo, como também do homem contemporâneo.
O autor introduz neste texto um olhar renovado quer nos conteúdos, quer no vigor e na agilidade dos diálogos e relatos. Sendo por um lado fiel à história narrada e problematizada pelo texto fundador, o Drama Antigo, esta peça traz ao teatro contemporâneo português uma nova visão de uma realidade mitológica muito singular, onde a coragem, a intriga, o ódio, a paixão, a solidariedade, o abandono e a errância são elementos dramatúrgicos fundamentais, uma realidade em que o homem mostra a sua verdadeira face e deixa cair as máscaras.
O autor, ao reconstruir este mito grego, reflecte também sobre como ele perdura no tempo e como se adapta aos dias de hoje, como chega até nós e é enquadrado no mundo moderno. De facto, a guerra nunca acabou, continua a ser uma presença constante e uma ameaça ainda mais mortífera, já que põe em causa a própria existência humana.

Classificação: M/16

Duração: 90 minutos

Bilhetes à venda: Bilheteira da Quinta da Regaleira, blueticket.meo.pt e nos postos de venda Blueticket 

--

FICHA ARTISTICA E TÉCNICA

Designação: Trilogia da Guerra - Agamémnon
Texto: Jaime Rocha
Encenação: Paulo Campos dos Reis
Dramaturgia: Jaime Rocha e Paulo Campos dos Reis
Interpretação: Miguel Moisés, Milene Fialho, Ricardo G. Santos, Philippe Araújo, Rute Lizardo, Clara Marchana, Catarina Rodrigues, Cirila Bossuet e Raquel Pereira (Projeto TEIAS)
Bailarina: Clara Marchana
Canto lírico: Catarina Rodrigues
Cenografia e Montagem: Paula Hespanha e Manuel Pedro Ferreira Chaves
Figurinos: Nuno Barracas
Videógrafo: Ricardo Reis
Assistência de encenação: Ricardo Soares
Desenho de luz: Paulo Campos dos Reis
Redes e site: Nuno Gervásio e Fábio Ventura
Fotografia: Pedro Francisco
Produção executiva: Regina Gaspar
Direcção técnica e operação de som e luz: Show Ventura
Costureira: Carina Soares
Direcção de produção: MUSGO Produção Cultural
Co-produção: Efémero, Madrasta, Musgo, RUGAS e teatromosca
Agradecimento especial: Hélia Correia, Nuno Cintrão, Bernardo Souto, Valdevinos Teatro de Marionetas
Promotor: Fundação Cultursintra FP

--

AGENDA 2021 | NORMAS DE ACESSO

· Nos dias de espetáculo, a bilheteira também abrirá no local de realização do mesmo, uma hora antes do seu início.
· Obrigatoriedade de uso de máscara durante o espetáculo.
· Não é permitida a entrada a menores de 3 anos nos espetáculos, nos termos da alínea b) do art. 25º do Decreto-Lei nº 23/2014 de 14 de fevereiro.
· Não é permitida a entrada de público após a hora de início do espetáculo.
· Não é permitido qualquer tipo de registo fotográfico, áudio ou vídeo sem autorização prévia da Fundação Cultursintra FP;
· Não é permitido o uso de telemóvel ou de outros equipamentos eletrónicos durante o espetáculo, devendo os mesmos serem mantidos em silêncio;
· Não é permitido comer e/ou beber no recinto do espetáculo;
· Não é permitido fumar na Quinta da Regaleira e na Quinta da Ribafria, exceto nos locais assinalados;
· A restituição do valor do bilhete apenas será feita nos casos previstos no art. 9º do Decreto-Lei n.º 23/2014 de 14 de fevereiro, não havendo lugar à mesma em caso de atraso do público;
· Os espetáculos de teatro realizam-se com um quórum mínimo de 10% da sua lotação.
· O bilhete deve ser conservado até ao final do espetáculo.

AVISO | Nos espectáculos ao ar livre, caso não se reúnam as condições meteorológicas favoráveis à realização do evento, a Fundação Cultursintra FP reserva-se o direito de cancelar a sessão, salvaguardando a remarcação dos bilhetes para outra sessão ou respectivo reembolso (Decreto-Lei n.º 23/2014 de 14 de Fevereiro).