Os Mistérios da Natureza do Lugar

Os Mistérios da Natureza do Lugar
LOCAL: Jardim da Quinta da Regaleira ACESSO: € 10
OUTROS
DATA: 28/06/202022/11/2020 HORÁRIO: Domingos 14h30

Visita ao Património Natural da Quinta da Regaleira
Pela ADPS – Associação de Defesa do Património de Sintra

28 JUN, 27 SET e 22 NOV 2020
Domingos 14h30

A Fundação Cultursintra FP, em parceria com a Associação de Defesa do Património de Sintra, promove uma vista ao Património Natural da Quinta da Regaleira.
A importância da vegetação natural e introduzida no contexto do conjunto áulico e simbólico da Regaleira bem como a identificação de muitas das espécies vegetais e florestais presentes irão constituir o fio condutor de um percurso lento e com muitas paragens onde serão também abordados aspetos relacionados com as formações vegetais e florestais (naturais e artificiais) e a sua evolução ao longo dos tempos no contexto da evolução da sua paisagem, com especial realce no período do Romantismo.

Duração: 2h30 aprox.
Nº de participantes: mínimo 5
Classificação: Recomendado a M/16

Informações e Reservas: Ticketline 1820 (24 horas)
Bilhetes à venda: Bilheteira da Quinta da Regaleira, www.ticketline.sapo.pt e nos postos de venda Ticketline

Aconselha-se calçado confortável

--

NORMAS DE SEGURANÇA COVID-19 (actualização 16/06/2020)
• Utilização obrigatória de máscara nos espaços interiores e facultativa nos exteriores;
• Obrigação da manutenção de distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas;
• Higienização obrigatória das mãos à entrada de edifícios – é disponibilizado gel;
• Recomendação de não tocar em qualquer superfície ou objeto;
• Lotação da Bilheteira e Loja limitada a 2 pessoas;
• Pagamento exclusivamente por cartões de debito ou crédito (numerário não aceite).

As normas de visita poderão ser objecto de revisão.

--

A ADPS – Associação de Defesa do Património de Sintra, parceira da Fundação Cultursintra FP nestas visitas, foi constituída em 1981 e tem como objeto da sua atividade a deteção, divulgação e valorização do património cultural do concelho de Sintra e da proteção do meio ambiente do referido concelho na diversidade que naturalmente o caracteriza, tendo sido galardoada com a medalha de mérito municipal − grau ouro − na classe de ambiente por “assinaláveis benefícios ao município”.

Rui Victorino Machado Queirós | Nasceu a 20/07/1956. Terminou o Curso de Engenheiro Silvicultor do Instituto Superior de Agronomia em 20/11/1979. 
Entrou ao serviço da Direcção Geral do Ordenamento e Gestão Florestal, atual Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em 02/11/1979, no sector de Proteção da Natureza onde se dedicou às temáticas conservacionistas e à botânica florestal e dendrologia, tendo colaborado na elaboração de diversos planos, estudos e projetos e iniciado o apoio técnico à antiga Administração Florestal de Sintra. 
Em 01/01/1990 passou a desempenhar funções na antiga Divisão de Documentação e Informação trabalhando na área da comunicação, sensibilização e divulgação, em fotografia e audiovisuais, tendo colaborado no Boletim Agrário do Ministério da Agricultura, para o qual coordenou a realização de cerca de 100 programas. 
Em 07/02/1995 foi transferido para a, então, Zona Florestal da Grande Lisboa, em Sintra, onde desempenhou funções na administração da política florestal nacional e na gestão e conservação do património florestal nesta área geográfica, bem como no apoio técnico ao público, proprietários florestais, estudantes, escolas e outras instituições locais. De 01/10/2000 a 30/09/2003 esteve destacado na Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. 
Em 01/08/2008 regressou aos serviços centrais, em Lisboa, onde passou a desempenhar funções na área da sensibilização para a defesa da floresta, desenvolvendo trabalho de divulgação e comunicação, nomeadamente junto das escolas do ensino básico e secundário. 
Em 07/02/2018 passou a desempenhar funções no Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público.
Representa o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas nas comissões nacionais dos programas Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente e Eco XXI da ABAE. É membro da Ordem dos Engenheiros e da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e sócio da Liga para a Proteção da Natureza.

--

Foto: Fábio Batista Photography