O Piano em Pessoa

O Piano em Pessoa
LOCAL: Palácio - Sala da Renascença ACESSO: Incluído no bilhete de visita à Quinta da Regaleira
MÚSICA
DATA: 04/05/201803/08/2018 HORÁRIO: Primeira sexta-feira do mês às 16h30 e 17h30

SESSÃO EXTRA: 06/05/2018 | Dia da Mãe

De Nascimento Rosa & António Neves da Silva

O PIANO EM PESSOA apresenta ao vivo canções originais, nos mais diversos estilos, com poemas que Fernando Pessoa escreveu em português, inglês, e francês. O PIANO EM PESSOA em concerto traduz-se num espetáculo de duração aproximada de uma hora e quarto, numa parceria musical de voz e piano.

O PIANO EM PESSOA apresenta temas originais numa grande versatilidade de estilos, motivados pela atmosfera e sentido dos poemas escolhidos, que Pessoa escreveu como se fossem letras de canções; podendo ir do fado ao jazz, da bossa nova à marcha popular, do blues ao tango ou à «chanson française». Num conceito de canto e piano, capaz de cativar uma imensa diversidade de públicos, O PIANO EM PESSOA explora a musicalidade inerente à poesia do mais universal dos escritores portugueses e integra música composta e cantada por Armando Nascimento Rosa, sendo alguns dos temas assinados em coautoria com o pianista António Neves da Silva, que é também o responsável pelos arranjos, pela direção musical, e pelas respetivas versões, harmonizadas para piano, de todas as canções do repertório. O PIANO EM PESSOA teve o seu concerto de estreia absoluta em Barcelona, a 9 de outubro de 2012, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia da Universidade de Barcelona, como espetáculo de encerramento do Colóquio Internacional «Fernando Pessoa en Barcelona», com o apoio do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação).

Com um repertório alargado, O PIANO EM PESSOA estreou-se em Portugal no Auditório da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, a 31 de janeiro de 2013. Os músicos que constituem O PIANO EM PESSOA, Armando Nascimento Rosa e António Neves da Silva, mantém uma colaboração musical há mais de uma década e são ambos professores adjuntos na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.