Desvendando a Quinta de Ribafria

Desvendando a Quinta de Ribafria
LOCAL: Quinta de Ribafria ACESSO: € 10
OUTROS
DATA: 15/03/2020 HORÁRIO: Domingo 10h

[ EVENTO EM FASE DE REAGENDAMENTO ]

Como é do conhecimento público, Portugal encontra-se numa situação de introdução múltipla e transmissão local limite relativamente à infeção pelo novo coronavírus COVID-19.
Assim, informamos que, por deliberação do Conselho Diretivo, a partir do dia 12 de março (inclusive), a Fundação Cultursintra FP, suspenderá a realização das atividades de cariz cultural, independentemente do número de participantes, nos espaços sob gestão da Fundação Cultursintra FP.
Mais, informamos que os ingressos em atividades culturais agendadas a partir dessa data e já pagos serão objeto de devolução.
A medida acima referida estará em vigor até comunicação em contrário.

____

Visita guiada à Quinta de Ribafria
Pela Alagamares Associação Cultural

15 MAR e 18 OUT
Domingos 10h

A Fundação Cultursintra FP, em parceria com a Alagamares Associação Cultural, promove uma visita guiada à Quinta de Ribafria conduzida pelo historiador João Rodil.
O Solar de Ribafria foi mandado edificar em 1541, na quinta do Lourel, por Gaspar Gonçalves, a quem D. Manuel I, atribuiu alvará e brasão de armas, sendo um exemplar magnífico da arquitetura civil manuelina. Da imponente construção, destaque para a torre seiscentista, que segundo reza a lenda, “para que o proprietário de Ribafria dali pudesse avistar a Penha Verde, que lhe pertencia, como descendente do fundador D. João de Castro”. No ângulo poente está o escudo de Ribafria esculpido em pedra, e nos jardins um grande tanque, em cujas águas é possível ver a fachada do edifício e uma magnífica cisterna, com uma vasta sala com a sua abóboda de cantaria apoiada em arcos e colunas de eterna solidez. Depois de vários anos abandonada, a Quinta da Ribafria abriu as suas portas aos sintrenses em 1 de maio de 2015, proporcionando desde então a todos os visitantes que a queiram conhecer diversos espetáculos culturais, desportivos e recreativos que se fundem entre a cultura e o ar livre.

Duração: 90 min aprox.
Nº de participantes: mínimo 10 / máximo 25

Informações e Reservas: Ticketline 1820 (24 horas)
Bilhetes à venda (brevemente): Quinta da Ribafria, www.ticketline.sapo.pt e nos postos de venda Ticketline

Aconselha-se calçado confortável

--

A Alagamares-Associação Cultural é uma associação com sede em Sintra, com 15 anos de existência, e mais de 300 associados que até hoje organizou e promoveu cerca de 200 eventos, entre tertúlias, debates sobre o Património, caminhadas, oficinas de teatro, lançamento de livros, conferências, roteiros ambientais, etc, tendo-se envolvido ativamente em causas cívicas como a campanha para o restauro do Chalé da Condessa, a classificação dos plátanos de Colares como arvoredo de interesse público, ou a campanha contra os abates de árvores na Lagoa Azul. Sem fins lucrativos, é uma associação laica e apartidária, com base no voluntariado e colaboração com os agentes culturais e as instituições, mormente as do concelho de Sintra

JOÃO RODIL
Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, autor entre outros, de “Serra, luas e Literatura”, ” Sintra na obra de Eça de Queirós”, “Janas – Uma Aldeia, Um Clube, Uma História”, “Os Dias do Corvo” e do programa: Portugal Culto e Oculto da RTP 2.

--

Foto: Nuno Trindade Photography