JAZZ NA QUINTA
Todas as Quintas de Junho a Setembro
[ programa completo ]


20 JUL 2017 | 18h00
GUITOLÃO


O encontro entre António Eustáquio e Carlos Barretto faz-se sob a égide do guitolão, um novo instrumento português, sonhado por Carlos Paredes e construído pelo mestre Gilberto Grácio, que sugere uma guitarra portuguesa mas com um registo mais grave, uma extensão tímbrica maior e uma personalidade própria.
António Eustáquio e Carlos Barretto apresentam assim um projecto inovador, marcado pela simbiose, pela qualidade técnica e o rigor interpretativo em que o guitolão e o contrabaixo se unem numa coerência sonora improvisada, em diálogo permanente.
Lado a lado, o resultado desta investida, embora dificilmente se possa enquadrar nos cânones do jazz, está bem próximo das suas principais características: autenticidade e criatividade.

Guitolão é um instrumento musical que foi apresentado pela primeira vez ao público a 18 de Junho de 2005. Foi idealizado e construído por Gilberto Grácio e apenas dois exemplares foram construídos.
Na opinião de António Eustáquio, o Guitolão não é um instrumento construído para o acompanhamento do fado. Apresenta como principal característica o facto de ter uma grande extensão tímbrica, na qual se podem obter notas muito graves mas também agudas dando-lhe possibilidade para o surgimento de um repertório novo e, porque não, um repertório clássico, com transcrições de música erudita.

António Eustáquio - guitolão
Carlos Barretto - contrabaixo

——

Local: Terraço das Cocheiras
Acesso: Incluído no bilhete de visita à Quinta da Regaleira