JAZZ NA QUINTA

22 JUN 2017 | 18h00
MARTA HUGON


Bittersweet é o mais recente álbum de Marta Hugon, e reúne canções originais que ela escreveu como pequenos contos. O disco, composto em parceria com Filipe Melo, dá corpo e respiração a histórias ora doces, ora amargas, sérias ou subversivas.
 
Numa viagem através das fronteiras de género — visita-se o jazz, os blues o funk e a pop —, não faltam pastiches tipo boy meets girl, nem uma orquestra a tocar uma “Silly Little Song”.

Em concerto, Bittersweet ganha vida própria na companhia de Óscar Graça nas teclas, Mário Delgado na guitarra, Nelson Cascais no baixo e André Sousa Machado na bateria. É ao vivo, com estes músicos de excepção, que a cantora oferece o melhor da sua voz: madura, versátil e sempre muito emotiva.
 
Mas houve até aqui um percurso empenhado, heterogéneo e intenso, que é um prazer revisitar.
Voltamos por isso a Tender Trap, álbum de 2005 com Filipe Melo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria), inspirado no cancioneiro norte-americano mas com algumas surpresas de outras origens.

E voltamos também a Story Teller (2008), que reforçou as capacidades narrativas de Marta Hugon, com alguns temas menos jazzísticos, tomados de Paul Simon, Nick Drake ou Dave Mathews. Aqui, redescobrimos a fértil imaginação melódica e o swing cúmplice que se revelaram inicialmente em salas e festivais como a Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém, o Seixal Jazz e o Centro Cultural Vila Flor.

Pelo meio, retornamos ainda ao disco A Different Time (2011), o primeiro com temas originais. Foi aqui que se tornaram evidentes a tarimba ganha na estrada e na Big Band do Hot Clube (onde Marta Hugon passou de aluna a professora), a simbiose com os músicos, a orquestração elaborada. E sempre uma escrita que pára para apreciar e cantar o caminho.

Marta Hugon – Voz
Óscar Graça – Piano
Mário Delgado – Guitarra
Nelson Cascais – Contrabaixo
André Sousa Machado – Bateria

——

Local: Terraço das Cocheiras
Acesso: Incluído no bilhete de visita à Quinta da Regaleira

Informações e reservas:
Fundação Cultursintra FP 
Tel 219 106 650 | bilheteira@cultursintra.pt

——

JAZZ NA QUINTA JUN · SET 2017
Quintas às 18h00